Feijão Tropeiro – Receitas da Familia

Detalhes Categoria pai: Artigos Categoria: Gastronomia

Dos pratos mais típicos e deliciosos da culinária mineira o feijão tropeiro é um deles. Além de ser um prato rico não só nos seus ingredientes é, também, em cultura e história.

Como sabemos, desde o período colonial as mercadorias eram transportadas por tropas a cavalo ou por burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados de tropeiros, isto é, viajantes que percorriam as matas mineiras e parte do Estado de São Paulo em cima dos burros.

Esse fato remonta à época dos bandeirantes que saíam em viagens, desbravando os sertões, levando em seus alforjes a sua refeição improvisada: o tão conhecido feijão tropeiro. Recebeu esse nome porque era preparado pelos cozinheiros que conduziam os animais.

No início, utilizavam em seu preparo carne seca pois é uma carne de fácil conservação, farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e temperos.

Há, portanto, toda uma cultura por trás desse prato que faz a alegria não só dos mineiros, mas sim dos brasileiros em geral. Hoje, encontramos o feijão tropeiro em diversas regiões do país, cada uma dá o seu toque próprio, sua marca pessoal. A variação no preparo deste prato acontece de acordo com a cultura local, resultando desse modo, em um sem número de receitas espalhadas pelo país afora.

Entretanto, podemos afirmar que o feijão tropeiro é um prato clássico da comida mineira e só de pensar nisso estimula, atiçando a fome.

Comentários

0#1Sandra d´Avila04-03-2012 22:33Faço um feijão tropeiro muito gostoso, mas uso o feijão preto porque minha turminha prefere.
Gostaria de receber a receita do tropeiro mineiro, o verdadeiro que, com certeza, deve ser maravilhoso.
Obrigada
Sandra d´AvilaCitarAtualizar lista de comentários
Assine o RSS dos comentários

Adicionar comentário

JComments

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*