O que diz a lenda do risoto

Detalhes Categoria pai: Artigos Categoria: Gastronomia

Descubra a bonita lenda que conta a origem do risoto, prato italiano que virou febre no Brasil. Ele pode ser servido como entrada, prato principal ou acompanhado de algum tipo de carne. Seja como for, quem resiste a um risoto quentinho, fumegando no prato. É o Receitas da Família ampliando sua cultura gastronômica.

Como todo italiano típico, este também tem uma história de amor para contar. A lenda que explica sua origem, diz que o prato foi inventado pelo artista Valerio di Fiandra, no final da Idade Média. Responsável pela criação dos vitrais da catedral de Milão, Fiambra era conhecido por apreciar a boa comida e boa bebida de sua terra. Era na taberna da cidade que ele aproveitava para degustar os bons vinhos locais. Sua filha mais velha costumava seguir o pai às escondidas e observar o que acontecia naquele “local proibido”.

Com o tempo, a jovem acabou apaixonando-se pelo filho do proprietário da taberna.

E foi correspondida. Em setembro de 1574, os dois se casaram. Durante os preparativos da festa de casamento, Fiandra deixou cair um pedaço de açafrão dentro do arroz cozido no caldo. A lenda conta que a atitude de Fiambra foi uma demonstração de ciúmes pela filha.

O resultado dessa mistura acidental foi conhecido no final da noite, quando os convidados começaram a procurar o cozinheiro da saborosa invenção. Nascia o Risoto Branco ou Risoto alla Millanese (Risoto à milanesa), o mais tradicional de todos os risotos.

Comentários

+1#1João Mario28-08-2009 11:06:D Interessante a história, principalmente porque hoje no Brasil difersificamos muito os ingredientes utilizados.

Parabéns

CitarAtualizar lista de comentários
Assine o RSS dos comentários

Adicionar comentário

JComments

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*